O projeto Walk with a Doc foi criado em 2005, pelo Dr. David Sabgir, cardiologista em Ohio com a perspetiva de conseguir modificar hábitos pouco saudáveis dos seus doentes. Desde então este projeto tem crescido por todo o mundo.
Este projeto baseia-se num modelo de sustentabilidade e simplicidade, em que um profissional de saúde faz uma breve apresentação sobre um tema relevante em saúde e de seguida acompanha os participantes numa curta caminhada ao seu próprio ritmo. A caminhada foi reconhecida como uma das atividades que por si só pode ter mais impacto na melhoria da saúde e que segundo a American Heart Association tem menor taxa de desistência. Caminhar é considerada uma atividade segura até para populações que sofram de problemas ortopédicos – é uma atividade de baixo impacto e mais fácil do que correr – para pessoas com problemas cardíacos e para pessoas com mais de 20% de excesso de peso. Segundo a OMS a saúde é “um estado de completo bem-estar físico, social e mental e não apenas a ausência de doenças”, assim a promoção da saúde e prevenção da doença deve ter como finalidade a manutenção da saúde individual e do coletivo.
Neste contexto, oferecer alternativas à população que ajudem a tomar decisões adequadas ao seu bem-estar físico, social e mental torna-se ainda mais importante numa região que como tantas outras no interior do país não tem muitas atividades coletivas para oferecer aos seus habitantes.