Barreiro, Portugal

A caminhada é a atividade física com a menor taxa de desistência. Pensa que não lhe faz nada? Pense novamente. A caminhada é uma atividade de baixo impacto; é mais fácil para as articulações do que correr. Além disso, a investigação mostrou que pode ganhar 2 horas de vida por cada hora em que pratica exercício regular. Aquela caminhada rápida à volta do bairro agora parece um pouco mais vantajosa, não parece?

Walk with a Doc é um programa de caminhada para todas as pessoas interessadas em dar passos em direção a uma vida mais saudável. Existe melhor forma de acabar o seu dia do que a fazer uma caminhada que ajuda o seu coração e melhora a sua saúde para viver mais tempo?! Enquanto caminha ao seu ritmo, tem a oportunidade de ver as suas perguntas respondidas por um médico ou enfermeiro.

Desde 2017 a equipa da USF Santo António da Charneca, no âmbito do seu projeto “Passo a Passo” faz caminhadas com os utentes todas as Terças e Sextas-feiras às 17h junto à USF. Em junho de 2019 aliou-se à comunidade internacional Walk with a Doc na luta contra o sedentarismo para uma vida melhor através da prática regular de atividade física.

O primeiro evento teve lugar no dia 29 de agosto e contou com 19 participantes de todas as idades. Antes da caminhada foi realizada uma breve sessão de educação sobre os benefícios das caminhadas e os cuidados a ter com as mesmas.

A 29 de setembro celebramos o Dia Mundial do Coração com uma caminhada desde a Polis até aos Moinhos do Barreiro que contou com 42 participantes.  O reforço por opções saudáveis passou também pela distribuição de folhetos alusivos aos benefícios do aquecimento e alongamento antes e após o exercício, demonstração prática com os participantes e distribuição de maçãs.

Junte-se a nós. Vamos caminhar por um coração mais saudável!

City and Country:
Barreiro, Portugal

Powered By:
USF Santo António da Charneca

Upcoming Walks:
Última 6ª feira do mês às 16h

Walk Location:
USF Santo António da Charneca

Lead Physician:
Dr. Carla Silva, Family Medicine

Contact Information:
carla.c.silva@arslvt.min-saude.pt